CONGREGAÇÃO

IJE - Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia

"Aos apelos de um povo nasce uma Congregação ... ".

" ... depois de ter indagado a vontade do povo, pedido conselhos e rezado muito com fervor ... ". (dados Biográficos, cap. 9º)

Madre Gertrudes de São José sensível à realidade do povo brasileiro, povo de índole afetiva, voltado para a família, marcado pelos sofrimentos emanados da colonização que gerou dependência econômica, política e social, fundou uma Congregação genuinamente brasileira, aspirando que se espalhasse pelo Brasil e, se possível, pelo mundo. (cf. DB cap. 5°)

Ao fundar a Congregação imprime-Ihe a marca de sua maneira de SER e de SERVIR a Igreja: alegria, justiça, amor aos pobres, coragem, abertura, e sensibilidade às necessidades do povo, simplicidade, acolhimento, hospitalidade, espírito de sacrifício, humildade, despretensão, fidelidade, energia, bondade, fortaleza, gratidão, perdão e despojamento. O seu zelo ardente e discreto pela salvação das almas se radicaliza numa profunda vida de oração, atenta aos apelos de Deus, e se realiza em sintonia com a Igreja, com a qual se mantém unida, obediente, atualizada, disponível e desinstalada ante as exigências de seu tempo (cf Dados Biográficos cap 8° § 10 e 11 e Cap. 9 § 55).

Madre Gertrudes, numa atenção constante aos apelos de Deus e da Igreja, aspira que sua Congregação tenha como destinatário de seu anuncio preferencialmente o pobre. Quer que a Constituição se adapte aos tempos, a vida e as necessidades do País. Essa exigência traz para as Irmãs uma forma eucarística de encarnação na vida do povo, em qualquer lugar onde estiverem. Dessa maneira, para atender as propostas do Reino, através da história, ela quer uma Congregação liberta para o apostolado. Caracteriza-a peculiarmente de "Congregação Humilde", mas que precisa de pessoas fortes, corajosas e quase heróicas, capazes de morrer por uma causa santa e de se oferecer quais vítimas sobre o altar do sacrifício, consumindo a vida na interiorização e adoração eucarística. Essa interiorização e adoração são forças impulsionadoras para o anuncio de Jesus Cristo e a denúncia de tudo aquilo que contraria a expansão de seu Reino. (CIJE. Carisma. Vº Capítulo Geral Ordinário. Julho de 1981).

A Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia, instituto religioso fundado a 10 de outubro de 1927, em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, Brasil, foi erigido como Congregação de Direito Diocesano em 1948, após ter obtido o “nihil obstat” da Santa Sé. (cf. art. 1 da constituição).

Saiba mais em: www.ije.org.br